(021) 3906-0000 | (021) 98476-8127      atendimento@centrodermatto.com.br    |   

Doenças de pele mais comum em atletas

 

Os atletas têm uma rotina diferente – muitas vezes, as longas horas de treino e outras exigências do esporte os colocam sob sol intenso, diferentes condições climáticas, umidade, contato físico intenso e outros fatores, e quem sofre com isso é a pele! Por isso, não é raro que atletas – mesmo os amadores – sofram com algumas dermatoses, como:

Câncer de pele

Principalmente em quem costuma treinar ao ar livre, o câncer de pele pode se tornar uma realidade. Ele é o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo, causado principalmente pelo acúmulo das agressões que o sol faz em uma pele desprotegida. É mais comum em corredores, surfistas, nadadores e quem pratica esportes na areia.

Prevenir o câncer de pele é simples: basta usar filtro solar com fator de proteção 30 ou superior, sempre que for sair e casa. Ele deve ser reaplicado a cada duas horas ou sempre que a pessoa tiver contato com a água ou suor. Além disso, vale a pena apostar em acessórios, como chapéus, bonés e roupas que tenham proteção contra raios ultravioleta.

Micose nos pés (tinea pedis)

Popularmente conhecida como pé de atleta ou frieira, a micose nos pés acontece porque a umidade e o calor de sapatos fechados (como tênis) facilitam a proliferação de fungos. Ela se manifesta principalmente na planta dos pés, no dorso ou entre os dedos, e tem a borda bem demarcada, coloração avermelhada, coça e descama no centro.

Micose na virilha (tinha crural)

Também apresenta bordas bem delimitadas e a coceira é bem intensa. Ela pode avançar para a coxa, períneo, nádegas e região pubiana.

Micose nas unhas (onicomicose)

Quando atinge os pés ou as mãos, a micose causa espessamento das unhas, deixando-as frágeis e com aspecto amarelado. Em geral, a unha também apresenta descolamento do dedo.

Como prevenir as micoses?

– Evite andar descalço em ambientes úmidos, como vestiários, saunas e piscinas.

– Seque bem a virilha, os pés e entre os dedos das mãos e dos pés.

– Coloque os tênis para pegar sol pelo menos uma vez por semana.

– Aplique talco antisséptico nos pés e entre os dedos antes de colocar a meia.

– Não compartilhe meias, calçados ou toalhas.

– Não use roupas, meias ou sapatos que estejam úmidos.

Fonte: SBDRJ

Agende sua consulta!