Dicas e Novidades

Os cuidados com a exposição solar

As famosas queimaduras ocasionadas pelo sol são muito comuns no verão, até mesmo em dias nublados, pois os raios ultravioletas (UV), responsáveis pela queimadura, passam pelas nuvens. Cerca de 30% dos adultos, 70% das crianças e adolescentes relatam pelo menos uma queimadura solar durante o período de um ano. Os abuso de exposição ao sol podem aumentar riscos de câncer de pele, problemas na visão, rugas e outras mudanças na pele relacionadas com o envelhecimento.

Pessoas de pele e cabelos claros pode ter queimaduras mais aparentes, mas os raios podem prejudicar qualquer tipo de pele. Estar em montanhas ou praias e tomar certos tipos de medicamentos (exemplo: doxiciclina), aumentam as chances de queimadura solar.

Os sintomas começam com uma vermelhidão, dor e ardência, e depois descamação. Ela pode aparecer de 3 a 5 horas após a exposição solar, ficando pior durante o período de 12 a 24 horas após a exposição. Em casos mais graves pode ocorrer dor severa, bolhas e insolação.

Consigo tratar uma queimadura solar sozinho?

Queimaduras leves e moderadas, sim. Aconselha-se o uso de um analgésico livre de prescrição médica (como paracetamolibuprofenonovalgina, entre outros). Utilize cremes, loções ou sprays especialmente indicados para queimaduras solares. E, não se esqueça, fique longe da exposição solar.

– Não deixe de se hidratar, beba bastante água, muitas vezes a queimadura solar está acompanhada de desidratação.

Quando devo procurar um médico?

No caso de sintomas mais garvesO serviço de emergência médica (pronto-socorro) dever ser procurado caso a pessoa apresente um dos sintomas severos

Como evitar os efeitos maléficos do sol?

Evite a exposição ao sol entre às 10 horas da manhã até às 4 horas da tarde, utilize protetor solar 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol e a cada 2 a 3 horas, não esqueça no protetor labial, utilize boné ou chapéu, fique no abrigo de sombras e utilize óculos escuros.

 

Tratamentos em Destaque

Ver todos os tratamentos

Onde Estamos

Avenida Roberto Silveira, 488 – Icaraí, Niterói – RJ, 24230-160

Contatos

Telefone: (21) 39060000
E-mail: atendimento@centrodermatto.com.br

Voltar ao início

WhatsApp chat