A psoríase é uma doença crônica, auto-imune que tem na pele sua forma mais comum de apresentação. Ocorre quando o sistema imunológico envia sinais defeituosos que acelera o ciclo de crescimento das células da pele. A psoríase não é contagiosa e afeta até 3% das pessoas. Até 30 por cento das pessoas com psoríase também desenvolvem artrite psoriásica, o que provoca dor, rigidez e inchaço das articulações.
A psoríase pode ocorrer em qualquer parte do corpo, e está associada com outras graves condições de saúde, tais como diabetes, doenças cardíacas, esteatohepatite não-alcoólica e depressão. A psoríase pode ser desencadeada por fatores internos ou externos, que variam de pessoa para pessoa.
1) Psoríase em placas
É a forma mais comum da doença e aparece como placas vermelhas, cobertas com escamas esabraquiçcadas. Estas manchas ou placas na maioria das vezes aparecem no couro cabeludo, joelhos, cotovelos, e parte inferior das costas. Elas são muitas vezes pruriginosas e , raramente dolorosas.
2) Psoríase Gutata
É o segundo tipo mais comum de psoríase, depois de psoríase em placas. Muitas vezes começa na infância, adolescência e ou na idade adulto jovem. Esta forma de psoríase aparece como pequenas manchas vermelhas na pele, geralmente no tronco e membros. Uma variedade de condições pode desencadear a psoríase gutata, incluindo: infecções das vias respiratórias superiores, infecções na garganta, amigdalite, estresse, lesões na pele e algumas medicações. drogas, incluindo antimaláricos e alguns medicamentos de pressão arterial.
3) Psoríase inversa
É encontrada nas axilas, virilha, sob os seios, e em outra dobras da pele como entre as nádegas. Este tipo de psoríase surge como lesões vermelho-vivo que são lisas e brilhantes, além de serem mais sujeitas a irritação por fricção e suor no local. Muitas pessoas têm um outro tipo da psoríase em qualquer outra parte do corpo, ao mesmo tempo.
4) Psoríase Pustulosa
É visto principalmente em adultos, sendo caracterizada por vesículas pustulosas (tipo acne com pus) cercado por pele vermelha. A psoríase pustulosa podem aparecer apenas em certas áreas do corpo, tais como as mãos e os pés, ou cobrir a maior parte do corpo. Inicia-se com vermelhidão da pele seguida pela formação de pústulas e descamação. A psoríase pustulosa pode ser desencadeada por medicamentos, agentes tópicos irritantes, superexposição ao Sol, gravidez, corticóides sistêmicos, infecções, estresse e retirada súbita de medicações sistêmicas (corticóides).
5) Psoríase Eritrodérmica
É uma forma particularmente inflamatória e perigosa de psoríase que afeta a maior parte da superfície do corpo. É caracterizada por vermelhidão generalizada, ardência e escamação. Apresenta, muitas vezes, coceira intensa e dor na pele, além de aumento da freqüência cardíaca e oscilação da temperatura do corpo. É um tipo raro de psoríase, e geralmente, aparece em pessoas que têm psoríase em placas instável.
Psoríase genital
Coceira no couro cabeludo
Unhas frágeis
Os tratamentos para psoríase podem ser utilizados sozinhos ou combinados.
Tratamentos tópicos com e sem esteroides geralmente são a primeira linha de defesa no tratamento da psoríase. Os produtos tópicos tem objetivo de normalizar a reprodução celular excessiva e reduzir a inflamação da psoríase. Há vários tratamentos tópicos eficazes para a psoríase disponíveis somente por prescrição médica.
A fototerapia, envolve a exposição da pele à luz ultravioleta sob supervisão médica. Os tratamentos são realizados em um consultório médico ou em casa com uma unidade de fototerapia.
Medicações sistêmicas são medicamentos que funcionam em todo o corpo. Eles são usados para os indivíduos com psoríase moderada a grave cujos sintomas não respondem a tratamentos tópicos. São usados por via oral, injeção ou infusão, e são divididos em duas categorias: tradicionais e biológicos.
Os imunobiológicos são a opção de tratamento mais recente disponível para abordar a psoríase grave. Diferente dos medicamentos sistêmicos tradicionais que afetam todo o sistema imune, os biológicos possuem alvos específicos do sistema imune.
O Centro Dermatto acaba de adquirir o CoolSculpting®, da ZELTIQ®.…
Saiba maisO laser CO2 é um ablasivo, ou seja, que provoca…
Saiba maisAgora é possível resultados superiores em um número muito menor…
Saiba maisUlthera®. Primeira e única tecnologia baseada em ultrassom focado, não-cirúrgica…
Saiba maisAvenida Roberto Silveira, 488 – Icaraí, Niterói – RJ, 24230-160
Telefone: (21) 39060000
E-mail: atendimento@centrodermatto.com.br