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Dermatologista lista alimentos que retardam o envelhecimento da pele

Uma alimentação equilibrada e boa hidratação não só garantem um corpo saudável, como uma pele jovem por mais tempo. 

É por meio de uma dieta saudável, esclarece a dermatologista Érica Monteiro, professora da Unifesp, que é possível interferir na produção exagerada de radicais livres, que causam estragos nas células e levam ao envelhecimento precoce.

“Apesar de termos enzimas antioxidantes que neutralizam esses radicais livres, elas não dão conta do trabalho, principalmente se associarmos a uma série de maus hábitos à mesa, noites mal dormidas, álcool, cigarro e Sol em excesso”, informa a especialista.

Em relação à alimentação, lembra a dermatologista, estima-se também que ao diminuir em 30% o total de calorias consumidas diariamente, não só é possível estender a vida por mais uma década, como desacelerar o envelhecimento do organismo, incluindo a pele.

Uma dieta saudável, geralmente rica em fibras, também repercute no melhor funcionamento do intestino. Quando ele não funciona bem, as toxinas proliferam pelo corpo e a pele sofre.

Os industrializados, por outro lado, disparam as inflamações. Segundo a dermatologista, açúcar e a farinha refinada são grandes vilões pois aumentam a produção de glicose, levando à glicação – processo que resulta na degeneração da pele, degradando tanto o colágeno como a elastina – responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.

Mas quais os alimentos “amigos” da pele? Os de origem vegetal encabeçam a lista por serem ricos em vitaminas e sais minerais. Para acertar na hora de fazer o prato, veja uma lista organizada com os 10 melhores alimentos para quem almeja uma pele de pêssego.

Aveia – Rica em vitaminas B1 e B2, ambas fazem bem à pele, e silício – importante na produção do colágeno que garante a sustentação da pele.

Azeite extravirgem – Rico em antioxidantes e vitaminas A, D e E – que retardam o envelhecimento precoce. O ideal é consumir uma colher de sopa por dia.

Castanha-do-Pará – Contém selênio, mineral que atua no combate aos radicais livres e é essencial no equilíbrio da tireóide, o que evitaria a oscilação do peso. Mas é calórica, deve ser consumida com moderação.

Cenoura – Essencial para manter a integridade das células da pele por conter altas quantidades de vitamina A. Já o betacaroteno consiste num fotoprotetor natural.

Frutas cítricas – Com altas quantidades de vitamina C, também têm o poder de neutralizar os radicais livres e auxilia na produção de colágeno, mantendo a pele firme. Exemplos: laranja, limão, acerola e kiwi.

Frutas vermelhas – Contém antocianina e ácido elágico, substâncias que evitam a formação de rugas. Exemplos: morango, amora, framboesa, entre outras.

Linhaça – O zinco auxilia na síntese do colágeno, dá sensação de saciedade e regula o funcionamento do intestino.

Salmão – Rico em ômega 3 que combate as reações inflamatórias do organismo.

Tomate – Possui licopeno e vitamina C que retardam o envelhecimento da pele. Já o magnésio e o sódio ajudam no combate à flacidez.

Vinho – Oferece várias substâncias antioxidantes, como o resveratrol, antocioninas e flavanóides. Mas é calórico e alcoólico, por isso não se deve tomar mais do que uma taça ao dia.

FONTE: Planeta Sercomtel

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