Dicas e Novidades

Cicatrizes têm solução por meio de técnicas dermatológicas

Uma cicatriz nada mais é do que uma reação do corpo a uma lesão na pele – que pode ser um corte, incisão cirúrgica, queimaduras e, até mesmo, acne, catapora ou furúnculos. Quando elas acontecem, o corpo inicia um processo de reconstrução usando o colágeno, dando origem à cicatriz.

De acordo com o dermatologista Emerson Andrade Lima, o resultado deste ‘conserto’ pode ser de melhor ou de pior qualidade dependendo da etnia, sexo, idade, local do corpo, presença de infecções, tensão da pele, entre outros fatores. Ou seja, essas lesões podem se apresentar escurecidas, mais claras que a cor da pele, elevadas ou deprimidas, havendo a necessidade da associação de tratamentos para uma melhoria do seu aspecto.

O problema é que, dependendo de como e onde fica a cicatriz, ela pode virar um problema. “Existem casos de pessoas que anulam sua vida social por causa das marcas. Quando são no rosto, então, como as causadas pela acne, a coisa só piora” – relata o médico. No entanto, muitos casos tem tratamento e o aspecto da cicatriz pode melhorar significativamente, aproximando a coloração ao tom da pele do paciente e deixando-a o mais fina possível: “Embora dificilmente uma cicatriz possa ser removida completamente, é possível melhorar o seu aspecto, tornando-as menos evidentes, através de procedimentos clínicos ou cirúrgicos.” – acrescenta.

Tratamentos como microenxertias, lixamento, peelings superficiais e profundos, preenchimento com ácido hialurônico, aplicação de proteínas, infiltração de corticoide, descolamento cirúrgico da cicatriz, alguns lasers e mais recentemente o microagulhamento podem resultar em melhora muitas vezes surpreendente das cicatrizes. “No microagulhamento, usamos um instrumento constituído por um rolo de polietileno encravado por agulhas de aço inoxidável e estéreis, que, aplicadas no local indicado, removem o tecido prejudicado e estimulam a produção de colágeno. Usamos anestesia para maior conforto do paciente” – explica o médico que mantém um blog sobre o assunto, onde explica para o público leigo quais são as possibilidades em diversos casos (veja em http://www.sobrecicatrizes.com.br/).

 

FONTE: Portal Nacional de Seguros

Tratamentos em Destaque

Ver todos os tratamentos

Onde Estamos

Avenida Roberto Silveira, 488 – Icaraí, Niterói – RJ, 24230-160

Contatos

Telefone: (21) 39060000
E-mail: atendimento@centrodermatto.com.br

Voltar ao início

WhatsApp chat